sexta-feira, 6 de novembro de 2015

A 3 º fase do Modernismo Brasileiro (na prosa e poesia) : contexto histórico, características e filme!

Boa noite, queridos alunos!

Na aula de hoje, vamos rever o conteúdo já ministrado em sala de aula, para que vocês possam sanar possíveis dúvidas e relembrar algumas características da 3º fase do Modernismo Brasileiro.

Abaixo vocês verão primeiro o contexto histórico dessa literatura: afinal, o que estava acontecendo no mundo? no Brasil?

Vamos começar!





Agora que já sabemos o período histórico da chamada " Geração de 45" quais as características dessa Literatura?




NA PRÁTICA:

Agora chega de teoria! 
Um trecho de Grande Sertões: veredas, de João Guimarães Rosa, para vocês verificarem tais características na prosa:

Explico ao senhor: o diabo vige dentro do homem, os crespos do homem - ou é o homem arruinado. ou o homem dos avessos. Solto. por si. cidadão. é que não tem diabo nenhum. Nenhum - é o que digo. O senhor aprova? (...) Bem. o diabo regula seu estado preto, nas criaturas. nas mulheres. nos homens. até nas crianças - eu digo. (...) E nos usos. nas plantas. nas águas. na terra. no vento... Estrumes... O diabo na rua, no meio do redemunho...

Acharam as características? Temos certeza que sim!
- A eterna luta entre o bem x mal. 
- O personagem Riobaldo e sua grande dúvida referente a existência do diabo.
- Observem também o trabalho linguistico que João Guimarães Rosa faz em sua obra. A preocupação nas escolhas das palavras, o uso das pontuações para mostrar a oralidade e a fala do sertanejo!



E não deixaríamos de mostrar a literatura intimista e os sentimentos e emoções que Clarice Lispector traz em seu livro A hora da Estrela. Vamos assistir??? 




Agora que já vimos ao filme e tivemos tempo para relaxar, observem na poesia de João Cabral de Melo Neto, as características da 3º fase do modernismo no poema. Lembrando que o escritor é conhecido como 'poeta engenheiro' por sua escolha lexical e seu rigor estético:

A educação pela pedra - João Cabral de Melo Neto


Uma educação pela pedra: por lições;
Para aprender da pedra, frequentá-la;
Captar sua voz inenfática, impessoal
(pela de dicção ela começa as aulas).
A lição de moral, sua resistência fria
Ao que flui e a fluir, a ser maleada;
A de poética, sua carnadura concreta;
A de economia, seu adensar-se compacta:
Lições da pedra (de fora para dentro,
Cartilha muda), para quem soletrá-la.
Outra educação pela pedra: no Sertão
(de dentro para fora, e pré-didática).
No Sertão a pedra não sabe lecionar,
E se lecionasse, não ensinaria nada;
Lá não se aprende a pedra: lá a pedra,
Uma pedra de nascença, entranha a alma.

ATIVIDADE:

1- A partir dos estudos da 3º fase do modernismo brasileiro, explique as características gerais do movimento na prosa e na poesia: (2,5)
2-  Faça uma breve análise sobre o contexto histórico desse período: aborde o que estava acontecendo nessa época. (2,5)
3- Após ler e assistir ao filme A hora da estrela, temos um entendimento melhor sobre a obra de Clarice Lispector. Justifique utilizando suas palavras em que momento do livro ou do filme que ficou perceptível alguma característica da 3º fase do modernismo brasileiro. (3,0)
4- Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso sobre as seguintes afirmações: (2,0)
a) (  ) Na 3º fase do modernismo brasileiro temos na prosa sondagens psicológicas, a fala sertaneja, o bem x mal . Ficando perceptível tais características em Riobaldo, de Grande sertão veredas, e no personagem narrador Rodrigo, de A hora da estrela, em que assumi papel de narrador, personagem e faz profundas reflexões sobre a vida enquanto tenta narrar a vida de Macabéa.
b) (  ) Na 3º fase do modernismo brasileiro temos na prosa sondagens psicológicas, a fala sertaneja, o bemx mal e isso fica perceptível, denúncia social. Ficando perceptível tais características no personagem Riobaldo Grande sertão: veredas, e no personagem narrador Rodrigo, de A hora da estrela, em que faz uma denúncia social retratando a realidade de Macabéa e assume um papel principal na obra.
c) (  ) Os poemas de João Cabral de Melo Neto não traz características da 3º fase do modernismo brasileiro, pois o autor está preocupado com sentimentalismos.


SUGESTÕES DE LEITURA:

Percebemos nessa aula as principais características da 3º fase do modernismo brasileiro e trabalhamos com autores conceituados como João Guimarães Rosa, Clarice Lispector e João Cabral de Melo Neto. Para aprofundar seus estudos, outros autores importantes que fizeram parte desse movimento são:
Ariano Suassuna
Lygia Fagundes Telles 
Mário Quintana





Nenhum comentário:

Postar um comentário